Alicerce

Foto: Talles Andrioli
Saúde é um quesito colocado em primeiro lugar na lista dos desejos da maioria. Uma prioridade quase incontestável. Uma doença é sempre motivo de preocupação, que deveria  levar a um estado de reflexão ainda mais profundo. Uma doença poderia fazer soar um alarme, uma campainha que estronda o desequilíbrio entre o corpo, as emoções, a mente e o espírito.

Antes de ser declarada como hipertensa (e tive a oportunidade de evitar isso e não o fiz, paciência, agora rolam os comprimidinhos diários), soube da necessidade de mudanças. Como em poucas outras ocasiões não fui acometida pela ansiedade. Pelo contrário, a decisão de começar me tomou integral e serenamente.

Então, comecei pelo meu fortalecimento espiritual. E como se faz isso?

Eu fiz assim: me defini em relação a minha fé. O processo de busca de uma definiçao para o meu relacionamento com Deus já havia iniciado há algum tempo antes, mas as dúvidas, as flexibilidades, divagações - eu sentia - me enfraqueciam o espírito. Eu decidi me responder: em que eu acredito? em quem e onde eu deposito a minha fé? Sem escorregóes, sem vacilos, sem fugas. Acredito ou não acredito?

Decidida a acreditar em Deus, avancei. Quais as qualidades desse Deus? Que papel eu dou a ele na minha vida?

E a partir daí, mais: Qual o relacionamento que quero manter com Deus? Que diferença isso faz na minha vida? E muito, muito mais, todos os dias, numa busca que se tornou a melhor parte da minha vida. 

Ter fé é uma decisão pessoal. Relacionar-se com Deus é pessoal. Permita-me esta indicação, se você ainda não o fez, defina-se.

Acreditar em Deus é a base da minha saúde espiritual que gera uma força capaz de contaminar - ou pelo menos influenciar positivamente, o meu corpo, minhas emoçoes e a minha mente. Não é tudo, porque cada área dessas tem seu próprio alimento. Mas é essencial, condicional. Experimente!





4 comentários:

  1. Oi tia Regina! Eu amei esse seu post. Sem dúvida nenhuma Deus deve ser o centro das nossas atenções e assim a nossa saúde, bem como tudo que norteia a nossa vida, será mais tranquilo e melhor. Deus é segurança e todos deveriam conhecê-lo.
    Amei a sua proposta do blog! Entrarei todos os dias.
    Bjo,
    Isabella Carminatti

    ResponderExcluir
  2. A doença é, sem dúvida, a materialização do desequilíbrio. O normal é a saúde. A Pressão alta em nosso corpo é a revelação da pressão exagerada que estamos nos infringindo com escolhas cotidianas contrárias as nossas verdades e necessidades. Grande alerta para revisão de rota. Que bom que você já iniciou sua correção de rota e que bom que se dispõem a partilhar conosco suas experiências. Sua história se ajusta muito a minha. Será bom caminho em companhia agradável .

    ResponderExcluir

  3. TER FÉ:
    É acreditar, Para acreditar precisamos conhecer. E, como conhecer? - Através das Escrituras. Mas, não basta somente conhecer. Porém, é conhecendo que aprendemos a amar e o amor - diferente de gostar - é querer bem ao próximo. Entretanto, para de termos condições de querer bem ao próximo precisamos estar em perfeita harmonia de corpo e alma. No cumprimento dos mandamentos de Deus é que amamos a Ele e ao próximo. Obrigado pela oportunidade. walter pereira

    ResponderExcluir

  4. Ter fé é acreditar, é ter confiança. E, acima de tudo,é amar Aquele em que confiamos. Amamos a Deus cumprindo as Escrituras.Assim, conseguimos o equilíbrio necessário para viver e ser feliz.

    ResponderExcluir