quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Você escolhe o tema

Nem bem o Amigoterapia Blogger começou e pintam coisas inusitadas. Lembranças provocantes. E agora, vamos partir para uma regressão virtual? 

Sem limites para onde devemos chegar… Mas lembrei-me e daí (?) da minha segunda professora. 

Sou do tempo do grupo primário. Uma professora no primeiro ano e outra até o fim. Esta segunda e última tinha um método bem peculiar de ensino. A turma que iniciava com ela era recém alfabetizada. E tome-lhe tarefa desde já: sempre uma redação e mais qualquer coisa. Multiplicação e redação; soma e redação; ciências e redação.  Todo dia! A mulher tinha que ser muito criativa para arranjar tantos temas. 


Ruínas de Massadas, quarto do Imperador, Israel
Foto: Marcio D. Trevisan 
Foi por isso que lembrei dela!! Se ela estivesse por aqui, poderia me dar a dica. "Escreve sobre isso!!" E daí rolava igual carta encomendada para o namorado da minha irmã. As palavras não salvaram o romance, mas ficaram no coração do moço para serem comentadas anos depois em encontro casual, com ela - só para esclarecer. 


Será que nada disso tem a ver com a Amigoterapia? Tem sim. Alguma coisa sempre há de ter. As vezes a gente sabe o que fazer, como fazer, mas sem o rumo, o comando, a dica, não se faz nada. Dá uma preguiça, um medo, uma falta de vontade, uma insegurança, uma falta de tempo, de apoio… um sei lá!


E depois, vem as conseqüências. As consequências e as lamentações. Todas muito bem justificadas, sem dúvida. As coisas não são do jeito que se gostaria que fossem! Poxa, o mundo é realmente uma bosta! E está todo mundo errado! Está difícil! Eu não dou conta!


Escolher é um poder que eu tenho. Para melhorar a situação, no meu caso pessoal, (lembra, eu já me resolvi em relação a fé) ainda acredito que é um poder que vem de Deus - aquele Deus, soberano, criador de todas as coisas, que pode ser carinhosamente chamado de amor, gosta mesmo que eu o chame de pai e é tão presente que mora dentro de mim.  Pois é, se o poder que eu posso desfrutar vem dele… É muito poder!! E sim! Eu escolho o tema e também escrevo a redação - do jeito que eu quiser. 


Poder você tem. É assim que é? Escolha o tema!


Valeu Dona Maria Ivone!! Grande professoraterapia!!



9 comentários:

  1. Amiga, tudo tem a ver com amigoterapia, pois papo de amigas é assim: captar um memória e saber a importância que da vivência naquela e nesta época. Posso imaginar que sua vocação para escrever foi descoberta naquela época e que bom que a amigoterapia lhe deu o apoio para o exercício deste talento. Ganhamos nós com o espaço criado e você com as possibilidades ilimitadas de temas.

    ResponderExcluir
  2. é como dizia a poeta
    'Abalou, abalou/Sacudiu, balançou"

    e ainda bem que teve uma prof vidrada em redação, já pensou se fosse soma e multiplicação, soma e ciências, multiplicação e multiplicação, esse blog seria de matemática financeira.
    huauhauhahuahu
    faço mais duas citações:
    'por favor, salvem a professorinha!'
    antibes, caco.
    'ele é engraçadinho, né!?'
    trevisan, regina deliberai.

    ResponderExcluir
  3. Todas as coisas que fazemos são acompanhadas de dúvidas e as escolhas nos torna únicos, mas ficou muito legal essa idéia de entregar a tia Cláudia suahsuahsuas...e homenagear a professora abençoada que talvez tenha ajudado na descoberta da escrita de Regina Deliberai.
    Estarei esperando o próximo tema.
    seguindo...

    ResponderExcluir
  4. Estou ansioso para a próxima atualização!

    ResponderExcluir
  5. Cunhadona, graças a Deus existiram pessoas como sua professorinha, pois hoje em dia me decepciono com o conteúdo que os jovens têm. É uma pobreza sem medida. Será culpa da internet? Mas afinal, ela não veio para somar em nossas vidas? ampliar nossos horizontes? é a dúvida que paira no ar....

    ResponderExcluir
  6. Rê, a maioria das minhas decisões é guiada pela dúvida. Prontofalei.

    ResponderExcluir
  7. Claudia Deliberai Andrioli26 de janeiro de 2011 às 08:54

    Ai, ai,ai, agora o ex pode ficar sabendo que o cartão mais tocante que ele recebeu na vida não foi escrito por mim! Pelo menos o tema, relacionado ao presente foram idéias minhas.
    Manas, fica aqui o meu agradecimento público por todas as vezes que você ilumina minha vida nos momentos de dúvida, angústia e também nos de felicidade, graças a Deus! bjsss, te amo.

    ResponderExcluir
  8. O Blog está perfeito.
    Extremamente criativo e interessante.
    Eu diria.... Iluminado!
    Um lay out sugestivo,com uma proposta clara e objetiva.
    Um projeto que com certeza, será o início de algo muito maior.
    Parabéns, por essa grande realização.
    Sucesso!!!!
    Beijosss
    Udi,28/01/2011

    ResponderExcluir
  9. O Blog está perfeito.
    Adorei a idéia,extremamente criativa e interessante. Eu diria,"ILUMINADA".
    Um lay out sugestivo, com uma proposta clara e objetiva.
    Um projeto que com certeza, será o início de algo muito maior.
    Parabéns, por essa grande realização.
    Sucesso!!!
    Beijo

    Udia,28/01/2011

    ResponderExcluir