terça-feira, 12 de julho de 2011

Para ser bom, treine

Não sei quando, nem onde li, mas esta frase me pegou: para ser bom, treine. De cara, remeti a ordem aos atletas que dedicam a vida à quase, exclusivamente, uma só tarefa: treinar para ser o melhor em uma única coisa. Tenho um filho que a partir dos cinco anos de idade decidiu e fez isso durante quinze anos. Horas e horas, todo dia, mergulhado em braçadas, pernadas e respiração sincronizadas. 


Foto: Talles Andrioli

Depois, pensei na bondade como um atributo difícil de ser conquistado, incorporado à própria personalidade. Sim, para ser bondoso, é preciso treino. E muito. Lembrei-me dos sete ou oito hábitos das pessoas vitoriosas e de outros métodos-best sellers consumidos à ufa na perseguição do sucesso.

Finalmente, reflito que para sermos bons em qualquer coisa que queremos ser, precisamos e devemos treinar. Treino é a palavra. Disciplina, digamos, seja uma irmã dela. E como tão sabiamente ressalta o incrível poeta do Legião Urbana, Renato Russo: disciplina é liberdade.

Perdoe-me pelo óbvio, mas tenho que reconhecer que em algumas áreas da vida, demorei muito a perceber esta verdade básica, identificada pelo meu próprio filho e aos cinco anos de idade. De novo! Uma humilhação!! Eu poderia até tentar uma saída -  nada honrosa, admito. Para ser bom em casamento, treine! Eu me casei três vezes. É um treino e tanto!!

O fato é básico. Não resolve muito sair treinando, sem saber o que de fato se quer. Em qual pódio quero estar? Quero ser a campeã em números de casamento? Quero figurar no Guiness Book como a pessoa que mais iniciou projetos? Ou apenas como a expert em fazer planos mentais, todos criativos, estratégicos e sensacionais, sem nunca tê-los executado, muito menos concluído?

Quero ser a melhor mãe? Treino.Todo dia, toda hora, de todas as formas. Reviso minha atuação até aqui.  Pesquiso, converso com outras pessoas, conheço várias experiências. Ouço. Percebo-me. Não deixo acumular erros e problemas que se corrigidos imediatamente ficam do tamanho que realmente são: pequenos. Considero com a precisão possível e sincera, meus pontos fortes e com muito carinho, meus pontos fracos. Revejo conceitos, desinstalo o preconceito. Evito a rima e não descarto a poesia.

Quero ser melhor esposa? Melhor profissional, melhor chefe, melhor amiga, melhor filho, namorado, vizinha, cozinheira, cantora!?! Note bem: quero ser melhor, todo dia. Não, a melhor uma única vez.

Tudo é possível. Tudo bem, nem tudo lhe convém. É certo, ensinou Jesus Cristo, o próprio. Nem dá para fazer tudo. Escolha! O que você quer ser, a cada dia. E depois, como você quer ser, a cada dia. Feliz, é claro. Vamos treinar. E nos divertir.



3 comentários:

  1. Oi Rê. Adorei o texto.
    Pensava que o caminho era treinar os outros, analisar os outros, apontar o dos outros. Hoje, percebo nitidamente que quanto mais EU treino a paciência, a boa audição, a persistência e a disciplina, melhor e mais rápido as coisas acontecem, e com mais condições de permanecerem bem.
    Beijo
    ps.: "copiou" a frase do Renato Russo do meu msn semana passada? =D

    ResponderExcluir
  2. Sabias palavras Dona Regina. Obrigado por nos lembrar do obvio, uma vez que sempre consumimos o desnecessário.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em tudo, inclusive com seu empenho amiga, parabéns! Carmô

    ResponderExcluir